PROCURANDO POR ALGO?

sexta-feira, 26 de outubro de 2018

Psoríase é uma doença não transmissível

Muitas pessoas não entendem esse problema na pele
(foto: News18.com/Reprodução)
Nem todos sabem, mas a psoríase é uma inflamação de pele considerada crônica e não contagiosa. De acordo com um levantamento feito pelo Instituto de Pesquisa em Felicidade da Dinamarca, 125 milhões de pessoas em todo o mundo sofrem com a doença. Desse total, cinco milhões de afetados são brasileiros. Apesar de não ter uma causa específica, a doença pode estar associada ao sistema imunológico, às interações com o meio-ambiente e à suscetibilidade genética.

A pesquisa feita na Dinamarca mostra que 30% das pessoas que convivem com a psoríase severa são menos felizes e 49% das pessoas com a doença vivem sozinhas. De acordo com a dermatologista Teresa Noviello, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), apesar de ser uma doença recorrente, ainda há muita informação errônea para ser esclarecida sobre a psoríase. "Como a doença é visível e se apresenta na forma de lesões na pele, pessoas leigas tendem a achar que é contagioso", comenta a especialista. No entanto, a médica lembra que essa doença de pele não é transmissível. Portanto, é preciso evitar a exclusão e o tratamento preconceituoso de quem sofre com o problema.

Outra ideia comum é associar o aparecimento das lesões a episódios de estresse. A dermatologista afirma que o estresse pode agravar o quadro da psoríase ou aumentar as suas chances de ocorrência, mas não é uma das causas. "Pessoas estressadas costumam ter o sistema imunológico debilitado e os hormônios alterados. Isso significa que nem todo mundo que está passando por um período de grande estresse terá as lesões. Somente quem já possui uma predisposição genética ao problema", aponta Teresa Noviello. Além do sistema imunológico debilitado e da tendência genética, o tempo frio e seco também colabora para a piora das lesões na pele.

Sinais
LEIA MAIS EM...

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK