PROCURANDO POR ALGO?

Mostrando postagens com marcador ministério. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador ministério. Mostrar todas as postagens

segunda-feira, 25 de novembro de 2019

Só doação regular de sangue mantém estoques, diz ministério

No Brasil, cerca de 3,3 milhões de pessoas são doadoras
Marcelo Camargo/Agência Brasil
A cada bolsa de sangue doada, até quatro vidas podem ser salvas no país, segundo estatísticas do Ministério da Saúde. No Dia Nacional do Doador de Sangue, comemorado nesta segunda-feira (25), a rede pública de saúde de todo o país reforça a importância da doação regular desse insumo vital. A data foi criada por meio de um decreto presidencial, em 1964, para marcar a fundação do primeiro centro de doadores voluntários de sangue no país. No Brasil, cerca de 3,3 milhões de pessoas são doadoras de sangue. Isso significa que 16, a cada mil pessoas, doam sangue regularmente.

"A nossa situação de doação de sangue no Brasil está atualmente em conformidade com o que a OMS [Organização Mundial da Saúde] preconiza para a segurança, que é entre 1% e 3% da população. Nós temos tido um percentual de 1,6% da população brasileira doando em serviços de coleta que fornecem sangue para a rede SUS, ou seja, para o Sistema Único de Saúde", afirma Rodolfo Duarte Firmino, coordenador-geral de Sangue e Hemoderivados do Ministério da Saúde.

Apesar de estar dentro do padrão de doação recomendado internacionalmente, o Ministério da Saúde trabalha para ampliar o número de doadores, especialmente o de doadores regulares. Dados divulgados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) mostram que 42,9% das doações feitas em 2017 foram de primeira vez, 42% de repetição e 15% esporádicas. Além disso, a agência divulgou que, nas doações, há a prevalência dos tipos O+ e A+, contabilizando 43% e 30,7% das doações realizadas em 2017, respectivamente.

"São os doadores regulares que a gente percebe que mantêm abastecidos os bancos de sangue ao longo do ano", diz Firmino. "Não tem nenhum substituto farmacêutico para o sangue, é um produto usado na medicina que só vem por meio da doação. Então, essas pessoas que foram lá no hemocentro de sua cidade fazer a doação esporádica, que retornem regularmente para doar, para não só termos os bancos de sangue abastecidos de forma mais perene, mas também porque a gente tem uma segurança desse sangue por a gente conhecer mais o doador", acrescenta.

No Distrito Federal, mais de 2,2% da população é doadora de sangue, percentual superior à média nacional. Principal referência na coleta de sangue na região, a Fundação Hemocentro de Brasília vem conseguindo manter os estoques estáveis, mas segundo a diretora-presidente do órgão, Bárbara Simões, o trabalho de conscientização tem que ser permanente.
LEIA MAIS EM...

terça-feira, 8 de novembro de 2016

Ministério lança guia para atendimento de turistas LGBT



O Ministério do Turismo lançou o guia “Dicas para atender bem turistas LGBT”, que tem o objetivo de melhorar o atendimento a estes viajantes no Brasil. Os turistas LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros) representam 10% dos viajantes no mundo e movimentam 15% do faturamento do setor, segundo a pasta.
O presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav), Edmar Augusto Bull, disse que o turismo LGBT é um dos segmentos que as agências mais estão investindo em treinamento. “Eles são muito exigentes e gastam mais que os outros. É um público que viaja bastante, daqui para fora e de fora para cá”, disse.
Na publicação, que está disponível na página do ministério na internet, é possível encontrar informações sobre legalidade, conceitos básicos e dicas gerais de como atender bem. Entre os conceitos tratados no guia estão a diferença entre identidade de gênero, sexo biológico e orientação sexual. Os estabelecimentos são orientados, por exemplo, a tratar os clientes pelo nome social, oferecer promoções para casais e datas especiais, além de usar sempre o termo orientação sexual.

quinta-feira, 28 de maio de 2015

São Luís é a capital onde as mulheres fumam menos no país, diz ministério

Entre os homens, capital é a 3ª em menor incidência de fumantes.
Dados da Vigitel 2014 foram divulgados nesta quinta-feira (28).


Do G1 MA

Índice de tabagismo entre mulheres é de apenas 2,5% em São Luís (MA) (Foto: Douglas Jr / O Estado)
Índice de tabagismo entre mulheres é de apenas 2,5% em São Luís (MA) (Foto: Douglas Jr / O Estado)
São Luís é a capital com o menor índice de mulheres fumantes do país, segundo dados da Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) 2014 divulgados nesta quinta-feira (28) pelo Ministério da Saúde.
De acordo com o levantamento, o índice de tabagismo entre as mulheres em São Luís é de 2,5%. A capital maranhense é seguida por Palmas (3%) e Teresina (3,1%). Os maiores números foram apresentados em Porto Alegre (15,1%), São Paulo (13%) e Curitiba (15,6%).
Entre os homens, São Luís é a terceira em menor frequência de tabagismo, com 9,3%. A cidade está abaixo de Fortaleza (8,6%), que está em primeiro lugar, e Salvador (9%), que aparece em segundo. Os homens fumam mais em Porto Alegre (17,9%), Belo Horizonte (16,2%) e Cuiabá (15,6%).
Hábito impopular
Os dados mostram que o hábito de fumar está se tornando impopular em todo o país. Atualmente, 10,8% dos brasileiros ainda mantém o hábito – o índice é maior entre os homens (12,8%) do que entre as mulheres (9%).
De acordo com o estudo, os números representam queda de 30,7% no percentual de fumantes nos últimos nove anos. Em 2006, 15,6% dos brasileiros declaravam consumir o produto.
Quem deseja parar de fumar, pode procurar atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), onde devem ser oferecidos adesivos, gomas e pastilhas de nicotina e bupropiona contra o tabagismo, segundo o ministério.
FONTE: http://g1.globo.com/ma/maranhao/noticia/2015/05/sao-luis-e-capital-onde-mulheres-fumam-menos-no-pais-diz-ministerio.html

quinta-feira, 14 de maio de 2015

Ministério confirma 16 casos de zika vírus no País

SAÚDE

Agência Brasil | 

Doença é transmitida por meio da picada do Aedes aegypti, mesmo mosquito transmissor da dengue

O Ministério da Saúde confirmou nesta quinta-feira (14) um total de 16 casos de zika vírus no País – oito na Bahia e oito no Rio Grande do Norte. A doença é transmitida por meio da picada do Aedes aegypti, mesmo mosquito transmissor da dengue.
As amostras foram encaminhadas aos laboratórios de referência do Instituto Evandro Chagas e ao Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos para avaliação. Análises feitas pelo Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Federal da Bahia já haviam indicado resultado preliminar para a presença do vírus.
O zika vírus foi isolado pela primeira vez em 1947, a partir de amostras de macacos usados como sentinelas para a detecção da febre amarela, na Floresta Zika, em Uganda. Ele é considerado endêmico no leste e oeste do continente africano e há registro de circulação esporádica também na Ásia e na Oceania.
Nas Américas, ele já havia sido identificado na Ilha de Páscoa, território do Chile no Oceano Pacífico, em 2014. Casos importados foram descritos no Canadá, na Alemanha, na Itália, no Japão, nos Estados Unidos e na Austrália.
O ministro da Saúde, Arthur Chioro, disse que o governo brasileiro já trabalhava com a possibilidade de entrada do vírus no País em razão do alto fluxo de turistas estrangeiros durante a Copa do Mundo, no ano passado.
Segundo o ministério, o zika vírus tem evolução benigna, caracterizada por febre baixa, olhos vermelhos sem secreção e sem coceira, dores nas articulações e erupção cutânea com pontos brancos e vermelhos, além de dores muscularesdor de cabeça e dor nas costas.
Ainda de acordo com a pasta, a doença tem um período de incubação de cerca de quatro dias e os sinais e sintomas podem durar até sete dias. A maior parte dos casos não apresenta sintomas e não há registro de morte associada.
O tratamento é sintomático com uso de paracetamol para febre e dor, conforme orientação médica. Não está indicado o uso de ácido acetilsalicílico e de drogas anti-inflamatórias por conta do risco aumentado de complicações  hemorrágicas, como também ocorre com a dengue.
FONTE:
DIÁRIO DO NORDESTE

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

TCU convoca ministério para explicar medidas contra ‘apagão’

BRASIL

Minestério de Minas e Energia descumpriu quase todas as determinações feitas pela Corte em maio do ano passado

O Ministério de Minas e Energia (MME) ignorou as preocupações do Tribunal de Contas da União (TCU) a respeito da segurança do abastecimento de energia no país. Relatório do ministro Augusto Sherman apresentado, na quarta-feira (4), mostra que o MME descumpriu quase todas as determinações feitas pela Corte em maio do ano passado.
Ministério vai explicar medidas contra ‘apagão’
(Foto: EBC)
O TCU decidiu convocar o secretário-executivo do ministério, Márcio Zimmermann, para fazer  explicações ao órgão nos próximos 15 dias.
Também determinou que o MME se manifeste sobre o risco de faltar energia para atender à demanda do país.
“Acreditamos que a equipe forneceu indícios fortes de que havia problemas. E estamos vendo hoje que aparentemente estamos certos”, afirmou Sherman.
O relatório do TCU apontou “sérios indícios” de que a capacidade de geração de eletricidade no Brasil era insuficiente, o que poderia levar a dificuldades para atender à demanda futura. Por essa razão, o órgão voltou a cobrar as determinações feitas em 2014.
O tribunal questionou, por exemplo, o uso de usinas térmicas a óleo, mais caras. Elas estão ligadas de forma ininterrupta deste outubro de 2012. “Talvez não exista folga de capacidade média real de geração hidráulica e quase toda a energia térmica convencional, aí incluída aquela parcela de geração até então tida como ‘de segurança’, tenha sido integrada a essa geração na base”, afirmou.
“Se for assim, se a energia de segurança tiver sido efetivamente integrada à base para atendimento da demanda normal de energia, já não haveria segurança”. O tribunal também quer entender por que as hidrelétricas mais novas foram construídas no modelo fio d’água, sem reservatórios.

FONTE:
CORREIO

terça-feira, 23 de dezembro de 2014

Cid é chamado por Dilma e deve receber convite para ministério

cid-e-dilma
O governador Cid Gomes (Pros) foi convocado ontem “com urgência” para encontro com a presidente Dilma Rousseff (PT), em Brasília. A reunião ocorreria no momento em que era fechado o segundo lote de ministros, cujo anúncio deve ser feito hoje. Entre funcionários do Ministério da Educação (MEC), a indicação do governador cearense já era considerada certa.
Políticos com trânsito no Governo Federal evitaram sacramentar que Cid iria mesmo para a Educação. Porém, confirmavam que ele seria convidado para um ministério, embora sem confirmar a área. Desde a semana passada, já havia a expectativa de que Dilma chamasse Cid a Brasília.
A informação de que Cid foi chamado por Dilma partiu do governador eleito Camilo Santana (PT), na reinauguração do Cine São Luiz, na noite de ontem. A cerimônia atrasou porque o petista, que estava em Sobral, foi chamado às pressas para substituir o atual titular do cargo.
Inicialmente bastante resistente à hipótese de virar ministro, Cid vinha reiterando sua intenção de seguir para temporada nos Estados Unidos, onde seria consultor do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), em Washington. Porém, em declarações mais recentes, ele já vinha demonstrando mais abertura à questão.
“Sou de um tempo que não se nega um pedido de um presidente da República”, chegou a afirmar, sinalizando que não recusaria o chamado, caso se confirmasse. Porém, no caso de o convite para o MEC não se confirmar e de ser oferecida uma pasta de pouca envergadura política, é pouco provável que ele aceite o convite.
Durante café da manhã ontem com jornalistas, no Planalto, Dilma comunicou que o novo lote de ministros seria anunciado hoje. Além da expectativa em torno de Cid, devem ser confirmadas as permanências de Arthur Chioro na Saúde, de José Eduardo Cardozo na Justiça e de Ricardo Berzoini nas Relações Institucionais. Hoje no Desenvolvimento Agrário, Miguel Rossetto deve ser transferido para a Secretaria-Geral.
O deputado José Guimarães (PT) defendeu a presença de Cid no ministério. Ele ressaltou a importância de haver representação na Esplanada de Ceará e Bahia, estados que deram algumas das mais expressivas vantagens a Dilma na reeleição. O baiano Jaques Wagner (PT) deve ir para Comunicação ou Defesa.
FONTE: 

quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Cid Gomes e o ministério da presidente Dilma

Publicado em 03/12/2014 - 22:19 por 

O governador Cid Gomes (PROS) até o momento ainda não conversou com a presidente Dilma Rousseff sobre posições para ele ou para alguém do seu grupo político, no segundo mandato da presidente, a ter início em janeiro próximo. Cid está com a disposição de não recusar um convite, se houver, mas prefere mesmo ir morar um ano nos Estados, onde esteve nos últimos dias, tratando de alugar imóvel par residir com a família, a partir do dia 15 de janeiro.
Agora à noite surgiu a informação de que o governador do Ceará teria sido convidado a ser ministro da Educação e recusara. Fontes do Palácio da Abolição negam a notícia. Um dos amigos do governador chegou a dizer que sequer houve sondagens sobre tal cargo para Cid, a não ser especulação da imprensa. Segundo ainda a mesma fonte, nenhum governante, minimamente preparado leva um não ao convidar alguém para ser auxiliar, pois antes da formalização do convite oficial há de ter sido feito uma sondagem, por pessoas de confiança do governante, para evitar a situação constrangedora do não.
O sentimento de aliados de Cid Gomes é que o cargo do Governo Federal que couber ao grupo de Cid será destinado ao deputado Mauro Filho, de preferência na área econômica.

FONTE:
http://blogs.diariodonordeste.com.br/edisonsilva/ministerio/cid-gomes-e-o-ministerio-da-presidente-dilma/

sábado, 26 de abril de 2014

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK