PROCURANDO POR ALGO?

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Lentes de contato para os dentes

Quando pensamos em lentes de contato é natural e, até, automático pensarmos exclusivamente nos olhos, mas isso pode mudar. Agora existem as lentes de contato dentaisÉ isso mesmo!

Com espessura variável entre 0,3 e 0,5 milímetros, as lentes de contato para dentes, em porcelana, estão se disseminando nos consultórios odontológicos do País.



>>Leia mais sobre Saúde Bucal

Idealizadas para fins estéticos, essas facetas extrafinas são cimentadas sobre a parte frontal do dente sem anestesia, com pouco ou nenhum desgaste do esmalte, para corrigir pequenas imperfeições como dentes espaçados, quebrados, desalinhados, desgastados e com sinais de envelhecimento.
“Assim como a lente de contato ocular fica invisível no olho, a lente de contato dental se une ao dente de tal forma que é difícil detectá-la”, 

afirma o cirurgião-dentista Victor Clavijo, mestre e doutor em Dentística Restauradora pela UNESP, que vai falar sobre o tema no Ciosp 2013, realizado de 31 de janeiro a 3 de fevereiro pela APCD – Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas, no Expo Center Norte, em São Paulo.

EXTRAFINA E RESISTENTE

As primeiras lentes de contato foram desenvolvidas em 1985 nos Estados Unidos pelo cirurgião-dentista John R. Calamia. Problemas envolvendo as técnicas e materiais de adesão aos dentes provocaram muitas fraturas e casos de inflamação gengival persistentes, que desestimularam o emprego dessa restauração.

A técnica só foi retomada no final dos anos 90 com o surgimento de cerâmicas que aumentam a resistência das facetas, como as cerâmicas feldspáticas aluminizadas e as injetadas a base de dissilicato de lítio. “Hoje no Brasil, a grande maioria dos protéticos consegue fazer uma lente de contato a partir dessas cerâmicas”, diz Victor Clavijo.

Para o especialista, a popularização da técnica resulta do fato de os cirurgiões-dentistas terem, atualmente, mais acesso à informação sobre as lentes de contato, através da internet, cursos e publicações. Por outro lado, os pacientes sentem-se atraídos em colocar uma faceta que, em boa parte dos casos, dispensa anestesia e desgaste do esmalte dos dentes.

QUEM NÃO DEVE USAR LENTES DE CONTATO NOS DENTES

Victor Clavijo ressalta que a aplicação das lentes de contato é bem-sucedida quando obedece indicações precisas.
“Ela é contraindicada para dentes escurecidos, muito mal posicionados ou que estão muito para frente”, afirma.

O tratamento é feito em três etapas. Na primeira, o cirurgião-dentista faz fotos e a moldagem dos dentes do paciente. Em seu laboratório, o protético faz testes para avaliar a viabilidade de colocar ou não a restauração cerâmica. Em caso positivo, o cirurgião-dentista realiza uma simulação, por meio da técnica de mock-up (maquete, em inglês), permitindo ao paciente vislumbrar como seu sorriso vai ficar com a faceta. Se for autorizado, o cirurgião-dentista faz nova moldagem que é enviada para o protético para a realização do trabalho final.

Publicado por: 

FONTE: http://www.saudecomciencia.com/


Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK