PROCURANDO POR ALGO?

terça-feira, 18 de março de 2014

Safra de sequeiro é estimada em 500% superior à do ano passado

AGRICULTURA FAMILIAR

Safra de sequeiro é estimada em 500% superior à do ano passado

18.03.2014

Projeção foi apresentada ontem pela Ematerce, considerando melhores condições para o plantio de grãos


Image-0-Artigo-1568412-1
Muitos agricultores ainda esperam a melhor definição das chuvas para plantar. Outros, aproveitaram as primeiras terras úmidas para o cultivo
FOTO: ANTÔNIO CARLOS
Fortaleza. Ápesar da atual quadra chuvosa ainda está sujeita a veranicos e baixa pluviosidade, a expectativa de colheita da agricultura de sequeiro neste ano é de 500% superior ao ano passado. Isso representa um total estimado de 1 milhão de toneladas de grãos, especialmente de arroz, feijão e milho.
A informação é do presidente da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce), José Maria Pimenta, durante reunião do Comitê da Seca, ocorrida na manhã de ontem na sede do Corpo de Bombeiros, em Fortaleza.
José Maria disse que a área plantada em 2014 é 12% inferior a do ano passado, com os atuais 985 mil hectares. Mesmo assim, a projeção é que a colheita supere os 200 mil de 2013, que, pelo desempenho da atual quadra, está sendo considerado um ano bem mais seco.
Oportunidade
O presidente da Ematerce chamou a atenção para o fato de que prevalecem na projeção otimista, como salienta, dois fatores. O primeiro foi o senso de oportunidade. Ou seja, o agricultor iniciou o cultivo no tempo certo e na hora oportuna. "A principal característica da agricultura de sequeiro é fazer o plantio quando se está chovendo e com o solo úmido", observou, ao ressaltar que essa tem sido a atitude do agricultor familiar no Ceará neste momento.

Uma outra explicação para a expectativa no aumento da safra vem da constatação de que se está chovendo mais, comparando a atual quadra com igual período do ano passado. Atualmente, o percentual de precipitações abaixo da média está em torno dos 33%. Mesmo assim, não há ainda uma garantia de que a quadra se insira dentro da média histórica do Estado.
Com a expectativa de aumento na safra, José Maria disse que isso beneficiará cerca de 130 mil agricultores familiares que receberam sementes do governo do Estado, afora outros 340 mil que cultivaram com sementes obtidas de outras fontes.
Investimento
Neste ano, o governo do Estado fez um investimento em torno de $ 20 milhões para a distribuição de sementes para a agricultura de sequeiro. Embora o valor não tenha sido muito diferente do que foi investido em 2013, a diferença é que as primeiras culturas tiveram início ainda quando o solo estava úmido, possibilitando a germinação da semente. "Estamos trabalhando com projeções, que podem serem menores em casos de veranicos ou em situações que se chova menos do que está estamos estimando", disse o presidente da Ematerce.
Com o encerramento da quadra chuvosa, em 31 de maio próximo, a Ematerce deverá anunciar um novo balanço da safra. Ao mesmo tempo, a Fundação Cearense de Meteorologia (Funceme) anunciará o quantitativo de chuvas do período.
Sangrando
Construído em 2008 pela Ematerce, o açude da Barra do Bento com capacidade para 4 milhões de metros cúbicos, localizado em Canindé, está sangrando desde a última quinta-feira. De acordo com a líder comunitárias Raimunda Pinto de Sousa, desde que o reservatório foi construído ele sem sangra no inverno.
A barragem sangrou com uma lâmina de 1 metro e 12 centímetros. No domingo, a sangria estava baixa, mas o suficiente para colocar água no rio Atalho que deságua no rio Canindé, que por sua vez lança as águas no açude São Matheus. Este reservatório é uma das opções de abastecimento da cidade que enfrenta problemas com o abastecimento na sede.
A obra que deixa as 46 famílias da comunidade aliviada, porque vai passar um bom tempo sem necessitar de carros-pipas custou ao governo do Estado R$ 81.470,93, numa parceria realizada entre as Secretarias de Cidades, Desenvolvimento Agrário, Superintendência de Obras Hidráulicas, com recursos do Projeto São José.
Antônio Edvan Lopes da Cruz, que todos os dias passa pelo local, disse que o açude ainda abastece as 170 famílias da comunidade de Bonitinho através do carro-pipa.
"É um açude de médio porte que veio para resolver de vez o problema de abastecimento da região. Antes de ser construído a dificuldade para se conseguir água era muito grande, mas agora estamos mais sossegados'', comemora o motorista.
Raimundo Pinto lembra que o sistema de abastecimento da Barra do Bento é um dos mais modernos do Interior do Ceará. "A qualidade da água é muito boa e, depois que passou a atender os moradores, nunca mais nenhuma criança veio a ficar doente por conta de problemas com o precioso líquido'', garante Raimunda.
O gerente local da Ematerce de Canindé, Domingos Sávio, que esteve visitando o manancial, disse que está sendo construída uma mandala, uma espécie de criatório de peixes, porcos, galinhas, e verduras.
"Agora vamos acelerar os trabalhos para que os habitantes da localidade possam tirar proveito o mais rápido possível do investimento que chega através da Secretaria de Desenvolvimento Agrário'', disse.
"A grande vantagem do reservatório é que ele tem mais proteção do sol, porque foi construído dentro de duas serras. Aqui o sol acorda tarde e dorme cedo, e a evaporação é quase zero, dando assim mais opções de uso da água'', explicou Domingos.
No domingo choveu na sede de Canindé, 40mm o suficiente para causar a apreensão para moradores das áreas mais baixas da cidade, temerosos por consequências mais graves decorrentes da ação das águas.
Durante todo o dia de ontem muitas reclamações chegaram a Defesa Civil do Município. O coordenador Noé Bezerra disse que foram apenas danos materiais para algumas propriedades na zona urbana, sem afetar a integridade física das pessoas.
Mais informações:
Ematerce
Avenida Pereira Filgueiras, 825
Centro - Fortaleza
Telefone: (85) 3101.2416
www.ematerce.ce.gov.br
Marcus Peixoto
Antônio Carlos Alves

Repórter/colaborador



FONTE: http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/cadernos/regional/safra-de-sequeiro-e-estimada-em-500-superior-a-do-ano-passado-1.847000

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK