PROCURANDO POR ALGO?

terça-feira, 18 de março de 2014

Estado terá dois feriados em março

DIAS ÚTEIS

Estado terá dois feriados em março

17.03.2014

Além do feriado em homenagem a São José no dia 19, o Ceará terá outro, no dia 25, pelo fim da escravidão

são josé
Na próxima quarta-feira, os fiéis da Igreja Católica realizam diversas homenagens ao santo padroeiro do Ceará
FOTO: WALESKA SANTIAGO
Algumas das comemorações mais importantes para os cearenses estão programadas para março. Além do Carnaval, festejado na primeira semana, o mês também conta com o Dia de São José (19/03) e o Dia da Libertação dos Escravos (25/03). Ambos estão marcados para cair em dia útil, significando mais dois feriados no calendário do Estado.
Na próxima quarta-feira, os fiéis da Igreja Católica realizam diversas homenagens ao santo padroeiro do Ceará, São José. A Arquidiocese de Fortaleza, com o tema "São José, modelo da missão da Igreja em defesa da vida" está promovendo uma série de atividades relacionadas ao tema. Na Catedral Metropolitana, a programação no dia 19 começará as 8h30 com a missa dos Enfermos; as 10h terá missa dos Josés; as 12h acontecerá missa e consagração das Crianças e Adolescentes a Nossa Senhora; as 16h será realizada a missa das Famílias; as 17 ocorrerá a Procissão de São José; e as 18h30, para encerrar os festejos, o arcebispo de Fortaleza Dom José Antonio Aparecido Tosi Marques presidirá uma concelebração.

Modelo
Segundo Padre Ivan de Souza, coordenador da Pastoral da Arquidiocese de Fortaleza, a data é muito importante para toda a Igreja Católica, pois José tem um significado especial. "Ele é o grande patriarca de Nazaré, sendo o guardador da Sagrada Família. José é um modelo para todos que querem seguir os passos de Deus", destaca.
O feriado de São José traz um sentimento de esperança aos cearenses, principalmente, aos agricultores. Conforme a crença popular, se chover no dia 19 de março significa que o período chuvoso será melhor no Estado.
Menos de uma semana depois do Dia de São José, o cearense terá outro feriado, dessa vez numa terça-feira. Dia 25 de março foi a data estipulada em 2011 para ser comemorada o fim da escravidão no Estado, reconhecido por seu pioneirismo no assunto. O feriado foi aprovado pela Assembleia Legislativa do Ceará, sendo promulgado e publicado no Diário Oficial do Estado.
Para Erick Assis, professor de História da Universidade Estadual do Ceará (Uece), a oficialização da data por meio de lei é importante, tendo em vista que esta foi uma conquista de longos anos e evidencia a relevância do fato celebrado. "Mais do que significar orgulho pelo Estado ter libertado os escravos quatro anos antes do restante do País, em 1884, o 25 de março deve ser um momento de reflexão e discussão sobre o preconceito racial do passado e do presente no Ceará".

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK