PROCURANDO POR ALGO?

sábado, 5 de julho de 2014

A Copa do Mundo deixará saudade

PARA CEARENSES

A Copa do Mundo deixará saudade

05.07.2014

Brasil e Colômbia foi o último jogo de Fortaleza na Copa do Mundo, e os cearenses comemoram momento histórico


torcida
Torcedores cearenses - que nem sempre foram a maioria no Gigante da Boa Vista - vibraram bastante a cada partida no Castelão, mas a partir de agora verão o restante do Mundial apenas pela televisão
FOTOS: KIKO SILVA/ KID JÚNIOR
Image-0-Artigo-1652320-1
Image-2-Artigo-1652320-1
A partida entre Brasil e Colômbia marcou a despedida de Fortaleza como sede dos jogos da Copa do Mundo. E para os cearenses, que vivenciaram intensamente o torneio, seja nas seis partidas realizadas no Castelão, nas fanfests ou mesmo nas ruas, o clima era de despedida, claro, mas de muita alegria e orgulho por ter vivenciado um momento histórico.
"O maior orgulho da minha vida foi ter vivenciando uma Copa do Mundo no Ceará. O povo cearense, seja torcedor do Ceará ou Fortaleza, nunca esquecerá este momento. Este ano e nunca mais. Tenho orgulho de ser cearense e a Copa estar aqui", declarou o torcedor alvinegro Márcio Moraes, de 33 anos.
Outro torcedor que compareceu ao jogo de ontem, descreveu a emoção de ver a cidade receber o Brasil em campo em uma quartas de final da Copa do Mundo.
 
 
"A emoção é única. Se ter uma quartas de finais de Copa do Mundo aqui, em Fortaleza, um jogo do Brasil. Presenciaremos o maior jogo da história da região Nordeste. Estou aqui com minha família, minha esposa e a sensação é indescritível. A saudade vai ser tanta que arrumarei as malas para a Copa na Rússia", brincou o Renato Parente, de 32 anos, que trazia uma bandeira do Ceará.
A Copa do Mundo se despede de Fortaleza, mas o torcedor espera um legado permaneça, seja de educação, bons costumes e civilidade.

"Destaco a hospitalidade das torcidas, do povo em geral, e um prova, que dentro do mesmo estádio, torcidas unidas, sem divisão, sem violência. O enriquecimento desta convivência pacífica é o principal legado, de torcidas locais, de torcidas de fora, estrangeiras, e a paz. Vai bater a saudade grande, mas que o estádio seja acessível para a população, e que o padrão FIFA permaneça na saúde, educação, no dia a dia da gente", ressaltou o professor Carlos Henrique Alves, tricolor, de 33 anos.

Arquibancadas em perfeita sintonia

A mesma torcida que iniciou o hino brasileiro a capela em um duelo do Brasil na Copa das Confederações em 2013 voltou a dar um show ontem no Castelão.

Empurrando a Seleção Brasileira desde o início, a torcida contagiou a equipe canarinho, com uma empolgação digna de um Clássico entre Ceará e Fortaleza.

A torcida jogou junto com o Brasil, cantando novos cânticos, ensaiados na véspera e momentos antes da partida. O Castelão pulsou ao som de "o campeão voltou", do "mil gols, mil gols..." que homenageia Pelé e cutuca Maradona, em clara resposta a cânticos argentinos nesta Copa.

Até o batido, “Sou Brasileiro, com muito orgulho...”, foi cantado, mas menos vezes.
Fotos: Eduardo Queiroz / Cid Barbosa / Vipcomm
Enfim, todo esforço da torcida cearense (e brasileira) deu certo. Antes da partida, a torcida se concentrou para fazer os gritos de incentivo pegarem, seja dentro ou fora do estádio.

“A torcida brasileira não tem histórico de incentivar como as outras sul-americanas. Na Copa ficou claro e precisávamos mostrar que o brasileiro sabe empurrar a Seleção. Amamos futebol como os outros. A mobilização é válida sim”, disse o torcedor paulista Rodrigo Seixas.
Vladimir Marques
Repórter


FONTE:
http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/cadernos/jogada/a-copa-do-mundo-deixara-saudade-1.1052501

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK