PROCURANDO POR ALGO?

quinta-feira, 16 de abril de 2015

50 anos da Lei de Moore: o que pode ser feito, o que pode ser melhorado

INTEL

07h40 | 16.04.2015

Gordon Moore mal sabia que sua observação sobre a evolução dos transistores estimularia o próximo século

Gordon Moore
Gordon Moore, o criador da lei e cofundador da Intel
Três anos antes de tornar-se cofundador da IntelGordon Moore fez a observação de que os transistores – o building blockfundamental do microprocessador e da era digital – reduziriam em custo e aumentariam em desempenho em uma taxa exponencial. Mal sabia ele em 1965 que havia apresentado uma ideia capaz de mudar o mundo, que se tornaria conhecida como a “Lei de Moore” e estimularia o próximo meio século – pelo menos – de mudanças tecnológicas transformacionais. 
Carros
- Se a eficiência no consumo de combustível dos automóveis melhorasse da mesma forma, uma pessoa poderia facilmente dirigir um carro por toda a sua vida com um único tanque de gasolina. Carro novo, com 40 anos? Talvez você precise de apenas um quarto de tanque. 
- Com o ritmo com os quais os transistores encolheram, o seu carro seria do tamanho de uma formiga. Você poderia guardar um monte de pneus de reserva no bolso da sua camisa. 
Construção
- Se um arranha-céu tivesse seu preço reduzido no ritmo da Lei de Moore, uma pessoa poderia comprar um por menos do que o custo de um PC atualmente. Supercomputador na cobertura para alguém? E se um arranha-céu aumentasse de altura no ritmo da Lei de Moore, teria 35 vezes a altura do Monte Everest
- Se o preço das casas caísse no mesmo ritmo dos transistores, uma pessoa poderia comprar uma casa pelo preço de um doce. Delícia! 

Viagem aérea
- O programa espacial Apollo teve um custo de US$ 25 bilhões para pousar o homem na lua. Se o preço fosse reduzido no ritmo da Lei de Moore, atualmente o programa custaria praticamente o mesmo de um pequeno avião particular. 
- A viagem para a lua em 1969 durou três dias. Se a Lei de Moore fosse aplicada à viagem espacial, aquela viagem levaria agora um minuto. 
- Uma viagem da Nova Zelândia a Nova York demoraria o tempo necessário para colocar o cinto de segurança. Nem um amendoim neste voo?
Muitos dispositivos que as pessoas usam diariamente são equipados por microprocessadores formados por transistores. À medida que esses dispositivos passaram por uma drástica redução de preço e aumento no desempenho e na eficiência no consumo de energia, graças à Lei de Moore, eles tornaram-se uma parte indispensável de nossas vidas. Telefones e relógios tornaram-se inteligentes, e os carros transformaram-se em computadores itinerantes. 
- Se um telefone Android baseado na Intel fosse construído com a tecnologia de 1971, apenas o microprocessador do telefone ocuparia a vaga de um carro. Tente tirar um selfie com isso. A Intel lançou o primeiro microprocessador do mundo, o 4004, em 1971. Para ilustrar o poder da Lei de Moore, contraste aquele primeiro chip com o atual processador Intel Corei5
- Comparado ao primeiro microprocessador da Intel, o Intel 4004, o atual processador de 14nm fornece 3500 vezes o desempenho e 90 mil vezes a eficiência, por 1/60.000 do custo. 
A Lei de Moore é uma inspiração, não uma lei da natureza. Ela tornou-se possível graças a um exército de pessoas estendendo as leis fundamentais da física. Hoje, as fábricas da Intel produzem mais de 10 bilhões de transistores por segundo, que equipam dispositivos incríveis que atendem as necessidades de bilhões de pessoas em todo o mundo. 
- Os primeiros transistores semicondutores tinham o tamanho da borracha que fica na ponta do lápis. Como resultado da Lei de Moore, mais de seis milhões dos atuais transistores tri-gate caberiam no ponto ao final desta sentença.
- Os transistores de hoje são invisíveis ao olho nu. Para ver um único transistor, você teria que aumentar o tamanho normal do chip para o tamanho de uma casa. 
Atualmente, o espírito onipresente da inovação possibilitada pela Lei de Moore continua a transformar não só a indústria da tecnologia, mas também o mundo em que vivemos. Jovens criadores, inspirados inventores, aspirantes a cientistas, doutores e muitos outros continuam maravilhando o mundo com ideias e descobertas que não conseguimos sequer imaginar. 
FONTE:

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK