PROCURANDO POR ALGO?

segunda-feira, 1 de junho de 2015

Lei antitabagista entrou hoje em vigor em Pequim

por LUSA

Nova lei entra hoje em vigor em Pequim
Nova lei entra hoje em vigor em PequimFotografia © EPA/ROLEX DELA PENA

"Vários milhares de inspetores" estão a ser treinados pelo governo municipal de Pequim para inspecionar o cumprimento da nova lei e "milhares de voluntários" serão também mobilizados.

A vida tornou-se hoje mais difícil para cerca de 4,2 milhões de habitantes de Pequim com a entrada em vigor de uma drástica lei antitabagista que proíbe fumar em todos os locais públicos fechados da cidade e também em alguns lugares públicos ao ar livre, entre os quais escolas, hospitais e estádios.
À porta do "Groove", um concorrido café perto do Estádio dos Trabalhadores, na zona oriental da capital chinesa, que tinha uma área de reservada para fumadores, está agora afixado este aviso: "A partir de aqui é proibido fumar".

Quem violar a lei incorre numa multa de 200 yuan (30 euros), mas os proprietários poderão ter de desembolsar uma quantia muito maior, que poderá ir até 10.000 yuan (1.500 euros).
"A chave do problema está nos proprietários. Eles têm a responsabilidade de assegurar que não se fuma dentro dos seus estabelecimentos", afirmou o presidente de uma associação antitabagista municipal.
A China é o maior produtor e consumidor de tabaco, com cerca de 300 milhões de fumadores, e em Pequim, aquele número corresponde a 23,4% da população com mais de 15 anos de idade.
Pelas contas da Comissão Nacional de Saúde e Planeamento Familiar, um organismo com estatuto ministerial, as doenças provocadas pelo tabaco causam anualmente na China mais de um milhão de mortos.
"Pequim colocou a fasquia muito alta. Vamos agora aguardar o farão as outras cidades da China e do mundo, depois deste excelente exemplo", disse o representante da Organização Mundial de Saúde (OMS) na China, Bernhard Schwartlander, citado pelo China Daily.
"Vários milhares de inspetores" estão a ser treinados pelo governo municipal de Pequim para inspecionar os locais visados pela nova lei e "milhares de voluntários" serão também mobilizados através das comissões de moradores, disse o jornal.
As autoridades criaram até uma linha telefónica especial para receber queixas da população acerca de eventuais violações da lei.
"Todos temos um papel a desempenhar. Se virem alguém a fumar num restaurante, digam-lhe para parar", disse o representante da OMS num apelo à população local.
Segundo um estudo do Centro de Controlo Sanitário de Pequim, os fumadores da cidade consomem em média 14,6 cigarros por dia.
O preço de um maço de cigarros na China varia de 4 yuan (60 cêntimos) e 100 yuan (15 euros).

FONTE: http://www.dn.pt/inicio/globo/interior.aspx?content_id=4600005&page=-1

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK