PROCURANDO POR ALGO?

segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Matéria do Diário do Nordeste inspira questão do Enem

EXAME

Matéria do Diário do Nordeste inspira questão do Enem

21h20 | 09.11.2014

Na prova deste domingo (9), pergunta abordava a temática da confecção de cordéis com citação de texto do Diário do Nordeste

enem
Questão foi baseada em uma matéria publicada pelo Diário do Nordeste em maio de 2005
FOTO: REPRODUÇÃO
Neste segundo e último dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), uma das questões foi baseada em uma matéria publicada pelo Diário do Nordeste em maio de 2005, de autoria do jornalista Antônio Vicelmo, que durante vários anos atuou como correspondente do jornal na região do Cariri. A pergunta fazia referência à maneira como os cordéis continuavam sendo confeccionados por métodos que superaram o avanço tecnológico, mantendo, desta forma, um trabalho artesanal na construção de cordéis ilustrados através de xilogravuras em suas capas.
> Confira correção desta e de outras questões do segundo dia de Enem

O trabalho, conforme o jornalista transcreveu na ocasião, passou a ser desenvolvido pelaLira Nordestina, de Juazeiro do Norte, e pela Academia dos Cordelistas, do Crato, por meio da conservação de antigos maquinários para impressão das obras em suas oficinas. Citava, ainda, a criação da Sociedade dos Cordelistas Malditos, uma versão regional do movimento literário deflagrado em meados do século 18, na França, arregimentado pelo poeta Paul Verlaine que tinha como objetivo transgredir a poesia convencional.
A questão apresentada na prova deste domingo também foi bastante comemorada por integrantes da Academia dos Cordelistas do Crato e pela Lira Nordestina, de Juazeiro do Norte. Ambas as entidades planejam capitalizar o ocorrido em favor da cultura regional do Cariri.
FONTE:
DIÁRIO DO NORDESTE

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK