PROCURANDO POR ALGO?

segunda-feira, 22 de abril de 2019

Veja as 6 principais causas de coceira na pele e saiba como tratá-las

Os pruídos estão entre os sintomas de vários tipos de doenças. Para que eles, definitivamente, deixem-o em paz é preciso tratar a causa
ISTOCK
A coceira no corpo surge quando alguma reação estimula as terminações nervosas da pele, entre os principais motivos estão: alergia, ressecamento da pele, suor ou a picada de inseto. Entretanto, a coceira que não passa pode estar relacionada a doenças, que podem ser dermatológicas, infecciosas, metabólicas ou, até mesmo, psicológicas.

Para tratar a coceira, é importante descobrir a causa. O sintoma, entretanto, pode ser aliviado com um antialérgico ou com uma pomada anti-inflamatória, prescritos pelo clínico geral ou dermatologista. Conheça as principais causas:

1. Reações alérgicas
Qualquer tipo de irritação na pele pode causar coceira, sendo comum que aconteça por uma alergia. Algumas das causas mais comuns incluem:
Calor ou suor excessivo;
Picada de inseto;
Tecidos, cosméticos, como sabonetes, cremes e xampus, ou produtos de limpeza;
Pelos de animais ou plantas;
Alimentos;
Reação alérgica a medicamentos;
Poeira ou ácaros de roupas, livros e estofados.
O que fazer: é necessário se afastar e evitar o contato com a substância que causa a alergia. Em alguns casos, pode ser necessário o uso de medicamentos anti-alérgicos, como dexclorfeniramina, loratadina, hidroxizine ou pomadas com corticoides.
2. Ressecamento da pele
A pele ressecada é causada, principalmente, pelo uso excessivo de sabonetes ou por banhos muito quentes e demorados. O ressecamento pode causar coceira constante devido e, até mesmo, levar à descamação da pele.
O ressecamento também pode ser provocado pelo uso de certos medicamentos, como remédios para baixar o colesterol, opioides ou diuréticos. Outros fatores que influenciam para o ressecamento são viver em regiões frias e com baixa umidade.
O que fazer: o tratamento envolve o uso de cremes hidratantes que contenham ceramidas, ácido glicólico, vitamina E ou ureia, por exemplo. Para aliviar os sintomas de forma mais imediata, pode ser necessário o uso de medicamentos anti-alérgicos, como loratadina ou dexclorfeniramina.
3. Dermatites
A dermatite é uma doença inflamatória da pele, geralmente de causa genética ou auto-imune, em que há um processo alérgico crônico, que causa coceira constante e intensa.
Algumas das formas mais comuns de dermatite são:
LEIA MAIS EM...

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK