PROCURANDO POR ALGO?

quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Eunício cai 2 pontos. Camilo ganha 20

PESQUISA PARA O GOVERNO DO ESTADO

Eunício cai 2 pontos. Camilo ganha 20

04.09.2014

A segunda pesquisa do Ibope, depois da escolha dos candidatos, aponta considerável mudança em relação à primeira


Segundo o relatório do Ibope para a Televisão Verdes Mares, contratante da segunda pesquisa (a primeira foi em julho) sobre a sucessão estadual, após a escolha dos candidatos, nas convenções de junho passado, Eunício Oliveira (PMDB) continua na liderança da disputa pelo Governo do Estado, embora tenha reduzido consideravelmente a diferença que o separava de Camilo Santana (PT) que registrou um crescimento "em quase todos os segmentos", deixando a distância que os separava em apenas 8 pontos percentuais.
A pesquisa também foi feita em relação à disputa pela vaga de senador da República e para presidente da República (leia matéria da página 10). Tasso Jereissati (PSDB) com 55% das intenções de votos, se a eleição fosse hoje venceria o seu principal concorrente Mauro Filho (PROS) que tem 21% das preferências do eleitorado. Já a presidente Dilma Rousseff (PT) tem a preferência de 56% do eleitorado cearense contra 25% de Marina Silva (PSB).
A pesquisa foi realizada entre os dias 31 de agosto a 2 de setembro. Foram entrevistados um total de 1.204 eleitores e a margem de erro estimada é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra. O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Ceará sob o nº CE-00020/2014 e no Tribunal Superior Eleitoral sob o nº BR-00512/2014.

No relatório de apresentação das tabelas ao lado, diz o relatório do Ibope que "Eunício (PMDB) se mantém na liderança pelo Governo do Estado com 42% das intenções de voto, tendo oscilado 2 pontos percentuais (PP) para menos desde a última pesquisa. Logo em seguida aparece Camilo, do PT, com 34% das menções, o que corresponde a um crescimento de 20 p.P. Após o início da propaganda eleitoral obrigatória no rádio e na TV. Os candidatos Eliane Novais (PSB) e Ailton Lopes (PSOL) têm, respectivamente, 4% e 2% das intenções de voto. Cai a proporção de intenções de voto em branco ou nulo (de15% para 8%) e de indecisos (de18% para 10%). Neste momento, a proporção de intenções de voto em Eunício é muito próximo à soma das menções dos demais candidatos, portanto, não é possível afirmar a realização ou não de segundo turno se a eleição fosse hoje", registra.
Destaque
Prossegue o relatório da pesquisa: "O crescimento de intenções de votos de Camilo ocorre em quase todos os segmentos, no entanto é mais significativo entre as mulheres (de12% para 35%), entre os mais jovens - no grupo de 15 a 24 anos vai de 13% para 38% e no grupo de 25 a 34 anos vai de 13% para 37% - e entre os que cursaram até o ensino médio (de 12% para 37%). Já entre os eleitores potenciais de Eunício, destaca-se a queda de intenções de voto entre os que possuem 55 anos de idade ou mais: de 36% para 31% das menções. Ambos (Eunício e Camilo) atingem seus maiores índices entre o eleitorado de 16 a 24 anos, onde o petista tem 38% das respostas e o peemedebista 47%", anota.
Na pergunta espontânea, quando os entrevistados não têm acesso ao disco com os nomes dos candidatos, mais da metade dos eleitores cearenses (56%) não sabe dizer em quem votaria para o cargo de governador, sendo que na última rodada esta proporção era de praticamente três em cada quatro (76%). Eunício e Camilo apresentam 19% e 16% das intenções de voto, respectivamente, crescimento de 12 p.P. Para cada um em relação à primeira pesquisa em 23 de julho passado.
Quanto à rejeição, o candidato Camilo Santana, mesmo com 4% a menos em relação à pesquisa anterior, tem agora 20%, contra 15% de Eunício Oliveira. Ailton Lopes e Eliane Novais são os mais rejeitados.
arte
arte2
FONTE:

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK