PROCURANDO POR ALGO?

quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Inadimplência atinge 135,7 mil idosos no CE

3º NO NORDESTE

Inadimplência atinge 135,7 mil idosos no CE

04.12.2014

No ranking de cidades brasileiras, Fortaleza ocupa a 15ª posição, com 17,6% dos idosos inadimplentes

idosos
Image-0-Artigo-1754273-1
A taxa de pessoas inadimplentes acima de 60 anos no Brasil é de 12,7%, de acordo com pesquisa
FOTO: KID JUNIOR
O Ceará possui 135.720 pessoas com mais de 60 anos que detêm dívidas atrasadas, segundo estudo inédito do Serasa Consumidor, divulgado ontem. O Estado, portanto, possui o terceiro maior número absoluto de idosos inadimplentes dentre as unidades federativas da região Nordeste, estando atrás apenas dos estados de Pernambuco, com 181.720 pessoas com este perfil, e Bahia, com 215.118 idosos inadimplentes.
Por outro lado, o Ceará, juntamente com a Paraíba, é o estado com a segunda menor taxa de inadimplência de idosos - número proporcional à população de cada estado nessa faixa etária. O índice das duas unidades federativas é 11,9%, maior apenas que o da Bahia (11,8%).
Regiões
O Nordeste, igualmente ao Centro-Oeste, é a segunda região do Brasil detentora da maior taxa de inadimplência dos idosos (13,3%). O índice de participação nordestina na composição do total da população do País (24%), no entanto, é bem mais expressivo do que o da outra região (6%). À frente na taxa de idosos com dívidas atrasadas das duas regiões está apenas o Norte, com 19,1%. O Sudeste possui 12,3% e a região Sul é a que apresenta o menor indicador, de 11,%. Segundo o levantamento, a taxa de pessoas inadimplentes acima de 60 anos no Brasil é de 12,7%. Atualmente, o País possui 28,5 milhões de pessoas nessa faixa etária. A população brasileira de idosos mais que dobrou nos últimos anos.
Segundo Luiz Rabi, economista da Serasa, o resultado reflete a baixa renda observada na região Norte. "Norte e Nordeste têm inadimplência maior porque a correlação do calote com a renda per capita é muito forte. Se fosse fazer o estudo com jovens e adultos, ia dar praticamente o mesmo resultado", diz. De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios de 2013, o Norte tem rendimento médio mensal domiciliar de R$ 2.285, enquanto no Nordeste o valor cai para R$ 1.988.
Em relação às cidades brasileiras, Manaus (AM) apresenta a maior taxa de idosos inadimplentes (28,9%), seguida por São Luís (MA), com 25,0%. Em terceiro, está Porto Velho (RO), com 24,4%, em quarto, Maceió (AL), com 22,3%. Fortaleza ocupa a 15ª posição no ranking, com 17,6%. Em último, está a cidade de São Paulo, com 11,3%.

Metodologia
O estudo da inadimplência dos idosos considerou os dados repassados pelas empresas que concedem crédito à Serasa, com base nos municípios com população superior a 1 mil habitantes.
Opinião do especialista
Dívida nessa faixa etária merece cuidado
O impacto maior nesse questão tem a ver com a questão da utilização do crédito consignado. A taxa apresentada pelo Ceará é relativamente baixa, mas essa é uma faixa etária que merece um cuidado especial com relação ao nível de endividamento, por não apresentar chances muito expressivas de acréscimo de renda, constituída em grande parte por ganhos da aposentadoria. Mas é um extrato da população que costuma não fazer aquisições de longo prazo, como imóveis e carros.
Alex Araújo
Economista
Murilo Viana
Repórter
idosos



FONTE: http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/cadernos/negocios/inadimplencia-atinge-135-7-mil-idosos-no-ce-1.1166135

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK