PROCURANDO POR ALGO?

terça-feira, 18 de dezembro de 2018

Benefícios dos Chás: Quais Vitaminas, Minerais e Substâncias?

Conheça quais são as vitaminas, sais minerais e outra substâncias benéficas encontradas no chá verde, chá preto, chá branco, chá de camomila e chá de hortelã. 
Chá Verde
Boa parte dos benefícios trazidos pelos chás se deve à presença de vitaminas e outras substâncias nas ervas e plantas. São elas que atuam de modo benéfico em nosso organismo, melhorando o funcionamento de diferentes órgãos e das células do corpo humano.

Sabendo quais são as substâncias contidas em cada planta, fica mais fácil utilizá-las no tratamento e prevenção de doenças. Para facilitar, preparamos uma lista com os principais chás oriundos da Camellia Sinensis e também duas  infusões muito comuns a nóa brasileiros: o chá branco, o chá verde, o chá preto, o chá de hortelã e também o chá de camomila.

LEIA TAMBÉM: A melhor Hora do Dia para tomar Chá

Veja quais são as vitaminas, sais minerais e antioxidantes encontradas nesses chás e conheça também as indicações de cada uma delas. Para ver as receitas dos chás ou conhecer mais sobre eles, acesse os links apontados no decorrer do texto.

Chá Branco

Os chás tradicionais são extraídos da Camellia Sinensis, uma planta de origem oriental conhecida por suas propriedades benéficas há milênios.

O chá branco, feito a partir das folhas da árvore, contém vitaminas K, B1 e B12. Além disso, a erva conta com boa quantidade de polifenóis, além de manganês, potássio e ácido fólico. Por causa dessas substâncias, o consumo do chá contribui de diversas maneiras para o bom funcionamento do organismo. Ele previne as doenças cardiovasculares, retarda o envelhecimento da pele e combate a ação dos radicais livres por causa da presença de antioxidantes.

Chá Verde

chá verde também é extraído da Camellia Sinensis, mas contém substâncias diferentes por causa do processo de preparo das folhas.

A teofilina, encontrada no chá, ajuda a melhorar a respiração de quem sofre com a asma. O uso da erva também auxilia na preservação da densidade óssea, devido à presença do cálcio, e previne a formação de pedras nos rins. O consumo ainda é indicado para reduzir os níveis do colesterol ruim e melhorar a disposição. Para quem quer emagrecer, a presença dos antioxidantes é ótima pois estimula o metabolismo e ajuda na digestão dos alimentos.

Chá Preto

Outro derivado da Camellia Sinensis é o chá preto. Essa é a versão mais oxidada durante o preparo, o que explica a coloração e o sabor mais ácido.

Ele contém vitamina B1, B2, B6 e C, além de ser rico em magnésio e potássio. A presença dos polifenóis e do betacaroteno também é essencial para os benefícios trazidos pelo chá. O consumo da infusão é muito importante para a formação óssea e auxilia os nervos e os músculos.

Chá de Camomila

Saindo um pouco da família dos chás tradicionais, vamos falar um pouco sobre a camomila. Ela contém vitamina C, ácido salicílico, ácidos graxos, mucilagens e colina. Na erva também encontramos antioxidantes como os flavonoides, os taninos e os compostos fenólicos, que combatem os radicais livres presentes no organismo.

A planta também é fonte de uma substância conhecida como apigenina, que tem ação calmante, sedativa e ansiolítica. Os polissacarídeos são imunoestimulantes, ou seja, atuam na produção de células que combatem as inflamações. A camomila ainda conta com substâncias que eliminam as bactérias e outros microrganismo que podem ser prejudiciais.

Chá de Hortelã

A hortelã é muito presente aqui no Brasil, sendo facilmente encontrada em quintais e também nos supermercados. Por conter vitaminas A, B e C, bem como cálcio, fósforo, ferro e potássio, a erva comum é muito benéfica para o nosso organismo. Ela atua como estimulante do aparelho digestivo e, por isso, combate problemas como a azia e a má digestão. A folha é antisséptica e anestésica, sendo também indicada para outros problemas de saúde.

O chá é muito bom, assim como o suco e a ingestão da hortelã in natura.

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK