PROCURANDO POR ALGO?

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Saiba o que é Carta Olímpica, lembrada pelo Doodle desta sexta-feira (7)

Edgard Matsuki - Portal EBC06.02.2014 - 23h56 | Atualizado em 07.02.2014 - 08h46

Jogos de Sochi é tema de homenagem do Google
Jogos de Sochi é tema de homenagem do Google (Google)
Os 

Jogos Olímpicos de Inverno de Sochi (Rússia) começam oficialmente nesta sexta-feira (7). Para homenagear o início do evento, o Google resolveu criar um doodle (grafia que fica na página inicial do buscador) e apontou as buscas para o termo “Carta Olímpica”. 
Alguns internautas também relacionaram a escolha de cores do doodle à bandeira do arco-íris associada ao movimento LGBT. Seria uma crítica à lei russa que proíbe a divulgação de informações sobre homossexualidade para menores de idade, o que tem incentivado a discriminação e atos violentos contra homossexuais no país, ao mesmo tempo que tem provocado uma intensa reação internacional.
A imagem da tela inicial do buscador tem ilustrações de seis esportes de inverno: esqui, hóquei, curling (esporte de precisão jogado com discos e vassouras), bobsled (espécie de corrida de trenó), patinação artística no gelo e snowboard. Também há a seguinte mensagem na tela inciial do Google: 
"A prática esportiva é um direito humano. Todas as pessoas devem ter a possibilidade de praticar esporte sem qualquer tipo de discriminação e conforme o ideal olímpico, que exige compreensão mútua e um espírito de amizade, solidariedade e fair play." - Traduzido pelo Google a partir da Carta Olímpica


Se você clicar no ícone, será direcionado para uma página do buscador com o termo “Carta Olímpica”. Para quem não sabe, Carta Olímpica é o conjunto de princípios para a organização das Olimpíadas e o movimento olímpico.
A Carta Olímpica foi criada em 1894 por Pierre de Coubertain. O Barão de Coubertain ficou famoso pela frase “o importante é competir”. É um princípio semelhante a esse que o documento busca pregar.
Os principais objetivos da Carta Olímpica são estabelecer princípios e valores do espírito olímpico, servir como diretriz de regras para o COI (Comitê Olímpico Internacional) e definir os direitos e obrigações dos três principais órgãos dos Jogos Olímpicos: o COI, as federações internacionais e os comitês olímpicos nacionais e o comitê organizador de cada edição dos Jogos.
Entre os principais apontamentos da Carta Olímpica estão o incentivo ao desporto, a luta contra o doping esportivo e promover um bom legado às cidades dos jogos. A última atualização da Carta Olímpica foi em 2010. Para ter acesso ao documento na íntegra acesse o site do COI.
  • Direitos autorais: Creative Commons - CC BY 3.0


FONTE:
http://www.ebc.com.br/esportes/2014/02/saiba-o-que-e-carta-olimpica-lembrada-pelo-doodle-desta-sexta-feira-7


Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK