PROCURANDO POR ALGO?

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

A 'águia' cearense de Razgrad

BULGÁRIA

A 'águia' cearense de Razgrad

07.02.2014
2
Desde que chegou ao Ludogorets, Juninho Quixadá conquistou um bicampeonato inédito para o clube
FOTO: KID JÚNIOR E DIVULGAÇÃO
Image-0-Artigo-1540590-1
Sobram histórias de times pequenos que se superam e conquistam feitos grandiosos no futebol, mas uma delas, talvez o mais recente caso na Europa, é escrita por um homem do interior do Ceará e que leva sua cidade até no nome: Pedro Julião Azevedo Júnior, ou apenas Juninho Quixadá.
O atacante de 28 anos não tem uma passagem muito marcante do futebol brasileiro - passagens por Quixadá, Ferroviário, Horizonte, Tiradentes e Bragantino -, mas bastou atravessar o Atlântico e chegar em Razgrad, na Bulgária, para começar a trilhar o caminho de ídolo.
Atleta do Ludogorets, o jogador cearense chegou aos 'Águias de Razgrad' em um momento que o clube vivia uma revolução interna: deixava para trás o passado de constantes participações em divisões inferiores para garantir o primeiro título na primeira divisão do futebol local.
"Quando cheguei, o Ludogorets tinha acabado de subir. Ia participar da Liga da Bulgária pela primeira vez. A sorte estava do meu lado, fomos campeões os 2 anos seguidos (2011/12 e 2012/13) e levamos a Supercopa. Ganhamos tudo o que disputamos", revelou Juninho, que concedeu entrevista no estádio Abilhão, enquanto passava férias em Quixadá.
Atualmente, os Águias estão em segundo no campeonato búlgaro, com 50 pontos, o mesmo que o líder Litex Lovech, mas com um jogo a menos.
Voando alto
Os feitos do time de Razgrad não param por aí. Em sua primeira participação em uma competição europeia - a equipe havia participado apenas de eliminatórias para a Champions League - o Ludogorets já conquistou marcas importantes para o futebol da Bulgária e ainda pretende fazer muito mais.
O time de Juninho Quixadá já tem a melhor campanha de um clube búlgaro em torneios da Uefa simplesmente por não ter sido lanterna de seu grupo. Para completar, ficou em primeiro e de forma invicta.
Agora, os Verdes irão até a Itália para um embate em dois jogos com a Lazio pelas oitavas de final da Liga Europa. O primeiro está marcado par ao dia 20, em Roma.
"Na fase de grupos todos achavam que tínhamos uma missão impossível. Nada menos que o PSV estava no nosso caminho. Mas superamos e eles sequer se classificaram. Agora, contra a Lazio, vamos tentar dificultar o máximo para eles, que podem achar que vai ser fácil, como o PSV achou, mas é aí que podemos surpreender", pontuou o cearense.
Dupla nacionalidade
Recém-naturalizado búlgaro, Juninho Quixadá mostra que está inteiramente adaptado à Razgrad, tanto que chegou a ser sondado para defender a seleção do país.
"Chegou a ser sondado e noticiado que eu seria chamado para a seleção búlgara, mas a Fifa tem regras para isso, e, como eu tinha que ter o mínimo de 5 anos morando na Bulgária, acabou inviabilizando a convocação", revelou o atleta.
Juninho ainda tem um contrato de um ano e meio com o Ludogorets, enquanto isso, terá que matar as saudades do Brasil apenas nas férias.
"A gente fica o ano todo esperando esse momento de voltar para casa e rever os amigos", concluiu Juninho.

EDUARDO BUCHHOLZ
FONTE:
DIÁRIO DO NORDESTE

Nenhum comentário:

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS

ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS
AVISO IMPORTANTE!! Reconhecimento: Alguns textos e imagens contidas aqui neste Site são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos. EMAIL: josenidelima@gmail.com ..... FAVOR INFORMAR O LINK